5 FATORES QUE PODEM GERAR ANSIEDADE E BLOQUEAR O SEU PROCESSO CRIATIVO

Ser criativo é quase uma competência essencial do empreendedor! 

A necessidade de criar conteúdos diários, de gerar engajamento, driblar a crise é real.

Porém essa “necessidade” pode acabar gerando ansiedade, que desencadeia a dificuldade de concentração, dificuldade de focar, surgem aqueles brancos irritantes, nenhuma ideia parece funcionar e tudo isso pode te deixar triste, nervosa e/ou irritada.

Por isso, separei hoje 5 Fatores que podem contribuir para gerar ansiedade e bloquear o seu processo criativo. E que você precisa ficar atenta (o), para não entrar em crise.🤓

1️⃣ Buscar a perfeição.

Cuidado com a síndrome da “desculpa do perfeccionismo” Isso pode ser muletas para você procrastinar, para deixar para depois e para justificar seu alto nível de exigência. Quando você se cobra demais e vive no “8 ou 80” , você não deixa fluir sua criatividade, pois está mais preocupado com a “perfeição” do que com o conteúdo e mensagem por trás dele.

2️⃣ Se preocupar com o julgamento do outro.

A busca pela aceitação é uma triste realidade da nossa sociedade, isso adoece, isso mata e isso bloqueia talentos incríveis, que vive com medo de ser julgado. O sentimento pertinente e que faz parte da crise de ansiedade é a preocupação. Mas, você jamais deve esquecer que você tem que cuidar daquilo que está sobre seu controle. O que outro pensa não tá sobre o seu controle, por isso deve soltar! Assim, como deve soltar suas ideias sem medo de ser feliz e principalmente do julgamento.

3️⃣ Procrastinar

A essa tal de procrastinação que empurra milhares de ideias, pensamentos e trabalhos brilhantes pelo ralo. A procrastinação é um sinal forte de que algo não anda bem, pois você só deixa depois aquilo que te incomoda, causa dor e desconforto, ou aquilo que você não gosta. Nesta hora, é muito importante você se atentar, aos dois itens anteriores e dá uma pensada se sua dificuldade é só porque você quer a perfeição e se preocupa com outro, ou se é porque você está fazendo algo que não gosta e você tá forçando a barra. Isso pode tá te adoecendo. Preste atenção, ok?!

4️⃣ Rotina

Tem gente ama, tem que que odeia e tem gente que “precisa” seguir uma (goste ou não). Pois então, ser empreendedor é geralmente ser a “eupresa”, ou seja, cuidar de tudo ao mesmo tempo e isso pode gerar uma grande sobrecarga e também te expor a rotina cansativa e estressante. E tudo isso misturado a outros fatores, pode ser uma bomba explosiva. Desta forma, tente criar uma rotina que lhe seja minimamente agradável e principalmente que caiba na sua realidade! Não tente, seguir a rotina receita de bolo! Isso pode te adoecer de verdade.

5️⃣ Falta de cuidado com a saúde

A vontade de fazer seu negócio dar certo, não pode ser maior que sua vida! Sem saúde, não tem negócio, atente-se para isso. Tendemos a nos encontrar cercados pelos fatores ambientais que dificultam a prática de bons cuidados pessoais e hábitos positivos de saúde mental. Suportamos longas horas, privação de sono, má nutrição, muita cafeína e muito pouco sono por uma questão de hábito. Combine esse estilo de vida frenético com restrições de fluxo de caixa que podem nos impedir de procurar assistência em saúde mental e é fácil perceber por que os empreendedores geralmente enfrentam um risco maior ter crises de ansiedade.

A prevenção da ansiedade é a conscientização. Aprender a reconhecer seus padrões de pensamento ansiosos quando eles surgirem pode te ajudar a gerenciá-los e reduzi-los rapidamente. 

A conscientização da ansiedade começa com a tentativa de identificar a causa e/ou gatilho de ansiedade e ganhar uma compreensão de como isso afeta seu humor e comportamento.

👇🏽Agora conta aqui, se você está vivenciando ou já vivenciou alguns desses fatores👇🏽

Sua Psi,Tali💋