Vamos falar sobre ansiedade?

Esse tema é bola da vez, quando se trata de saúde mental!  Talvez o motivo seja o número aproximado de 13,2 milhões de pessoas ansiosas só no Brasil.

O complexo de vira latas do povo brasileiro, pode ter contribuído para esses números. Uma vez que muitos se vêem, como inferiores e precisam seguir um estilo de vida que muitas vezes imprime uma velocidade nociva em suas vidas.

Nos últimos anos, houve um aumento muito importante na competitividade e no grau de exigência, diariamente é feito um grande esforço para se sentir inserido. 

A necessidade de seguir a tendência, de se atualizar, de seguir a velocidade que o mundo nos impõe diariamente, que a gente corra, que estejamos à frente se não ficamos para trás…É a forma que escolhemos viver (ou que deixamos ser inseridos) e que pode nos deixar vulneráveis a transtornos de ansiedade.

E hoje ninguém quer ficar para trás! Ninguém que fracassar! Ninguém quer ser vulnerável!

A ansiedade está sempre orientada ao futuro, ela governada pela ideia de “E se?”. 

Ela é uma experiência que vai além do medo! Ela é um estado de apreensão e de excitação física em que você acredita que não pode controlar ou prever eventos futuros.

Na maioria das casos, a ansiedade se desenvolve dentro do contexto das pressões, demandas e estresses flutuantes da vida cotidiana.

Agora fica mais fácil de entender o motivo de tanta gente ansiosa? Porque, a sociedade está cada vez mais sofrendo?

Vivemos no eterno “E se?”

“E se eu não conseguir?”

“E se me acharem idiota?”

“E se não eu perceberem…?”

“E se eu não tiver?”

Com toda essa pressão, é ativado o circuito do medo e de ameaça no cérebro. O que faz que o parte do nosso sistema cerebral fique ativado e coordene  vários comandos dentro do nosso corpo!

Por isso é tão complexo definir ansiedade! Quando você se sente muito ansioso, você é afetada por  sintomas físicos, cognitivos,comportamentais e emocionais.

Ansiedade é considerada um transtorno, não uma doença, e há diversas classificações. 

E por isso, por aqui postando informações sobre ansiedade! Para que você entender de forma clara e se identificar sintomas que ocorrem com você, seja possível buscar ajuda. 

Sua Psi, Tali!