5 Perfis da Síndrome do Impostor

“Quem sou na fila do pão? Quem sou eu para ter uma carreira incrível? Eu realmente mereço o relacionamento que desejo? ”

Estou falando da danadinha da Síndrome do Impostor, aquele sentimento que é incômodo, doloroso, incapacitante, que não escolhe sexo, idade, dor, religião, muito menos classe social.

Esse sistema de crenças de que alguma forma não se é digna ou insuficiente torna-se parte de que você pensa ser. 

Consumidas pela dúvida, o esforço para mostrar a si mesma e ao mundo como se é grande, para não ficar “exposta” como os impostores que não se sente bem no fundo. 

Essas pessoas geralmente superam as expectativas para que ninguém “perceba”. Ou podem buscar maneiras de evitar ou se livrar desses sentimentos bebendo muito , trabalhando demais ou qualquer forma de padrão viciante. Mas, a evitação e o excesso de trabalho apenas alimentam o problema. 

Eles também estabelecem padrões elevados impossíveis para si próprios. A Dra. Valerie Young, que estudou extensivamente esse fenômeno, descobriu que há cinco tipos de pessoas que sofrem da síndrome do impostor, são eles:

1. PERFECCIONISTA
: eles devem fazer tudo certo. Qualquer coisa menos significa que eles não sabem o que estão fazendo

2. SOLISTA: eles têm que fazer tudo sozinhos para que tenha valor. Eles pensam: “Se eu não fizesse isso sozinho, não seria realmente bom nisso”.

3. ESPECIALISTA: eles precisam saber tudo antes de iniciar uma tarefa. Eles têm que ler o livro inteiro primeiro. E sente que se não sabe fazer algo é um fracasso.

4. SUPER MULHER / SUPER HOMEM: eles acham que todas as áreas de suas vidas deveriam funcionar perfeitamente o tempo todo.

5. GÊNIO NATURAL: eles precisam acertar na primeira vez. Talvez as coisas fossem fáceis quando eram mais jovens; mas agora, quando eles não acham fácil na primeira tentativa eles acham que deve ser um impostor.

Agora que você já sabe, e com certeza se identificou com alguns. A melhor forma de lidar com essa questão, se você sente que super te incomoda é buscando entender sobre a origem, construção e como ele age na sua vida, uma boa e generosa dose de terapia 🧠❤️

Sua Psi, Tali!🍂🍁🍃